segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Indie-Rock.





O Indie-Rock, estilo musical difundido mundialmente com raízes no rock alternativo e no punk, teve sua origem principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido e como surgiu a partir de outros gêneros também gerou subgêneros.
O estilo musical ''underground'' se baseia em bandas que tocam rock alternativo e não possuem contratos com grandes gravadoras, mas com gravadoras independentes. Muitas vezes as próprias bandas possuem estúdios e fazem tanto a produção musical, quanto a gravação e distribuição do cd’s.
As bandas de indie-rock priorizam o controle sobre seus ideais, por isso escolhem gravadoras independentes que não interferem nas escolhas de suas musicas, fazendo com que a banda mantenha o estilo que os integrantes querem, e não o que a grandes gravadoras querem, ou seja, não mudam seu estilo para simplesmente vender os Cd’s.
O movimento Indie se iniciou em meados da década de 80, e contava com bandas como The Smiths, New Order, entre outras que marcaram o inicio do indie-rock.
O termo alternativo se tornou obsoleto na maioria dos países, dando espaço para o indie, nos Estados Unidos na década de 80, bandas como Pixies, Sonic Youth, trouxeram força ao movimento, mas na década de 90 algumas bandas ditas alternativas, mais especificamente Grunges, como o Nirvana explodiram mundialmente, tornando-se comercialmente muito bem aceitas, enquanto as bandas de indie-rock se mantiveram na cena''underground''.
Os subgêneros do indie-rock variam de estilo, alguns estão mais para o lado do hard-core, outros puxam mais para o Folk, enquanto outros tocam o country-rock. Mas apesar de se diferenciarem sonoramente, todos esses subgêneros seguem as ideologias principais do indie-rock.
As bandas e cantores desse meio trouxeram também uma nova visão sobre música, não é preciso fazer ‘’sons’’ para tocarem na rádio, nem músicas que as gravadoras gostem, mas fazendo do seu jeito, elas acabam encantando as gravadoras, tocando nas rádios e melhor que isso, ficam na memória dos ouvintes que curtem esse estilo musical.
Dentre as bandas e cantores de indie-rock algumas que possuem um maior destaque, são:

- Kings of Leon
- Arctic Monkeys
- The Strokes
- Franz Ferdinand
- Oasis
- Pixies
- Florence and The Machine
- Arcade Fire
- Lana Del Rey
- Devendra Banhart
- The Killers

No mundo ‘’underground’’ do indie-rock uma banda que alcançou grande status no meio, é a banda norte-americana Kings of Leon, que teve origem em uma cidade do interior do Tenesse.
De família muito humilde, com grandes dificuldades financeiras, três irmãos e um primo,  formaram a banda em meados de 2000 e lançaram seu primeiro EP em 2002, Holy Roller Novocaine, atraindo então a atenção da crítica inglesa, onde o indie-rock tem grande força musical.
Atualmente já foram lançados desde o primeiro Ep, mais cinco discos que fazem grande sucesso mundialmente, principalmente nos E.U.A e no Reino Unido, onde o estilo musical é popularmente reconhecido. A banda já ganhou vários prêmios musicais, reconhecidos mundialmente.
A banda possui influências em bandas de origem no indie-rock também, como Arcade Fire, Pixies, dando assim continuidade ao estilo.
Suas letras nos primeiros cd’s trazem em formas de música, histórias que aconteciam no interior, e os ritmos trazem grande euforia. Enquanto os últimos e mais atuais cd’s possuem ritmos mais calmos e letras mais românticas.

Alguns trechos das músicas, que demonstram a evolução e a transformação da banda:

 Letra do 1º Cd
  Wasted Time/ Tempo perdido
It's your life / É a sua vida
Don't you let em tell you when to bat your eyes / Não deixe eles dizerem quando piscar seus olhos
You're the only one who's gonna sacrifice / Você é o único que vai sacrificar
Makes no difference if you're right or wrong / Não faz diferença se você está certo ou errado
Take that ride / Dê uma passeio
But I want your little sister by your side / Mas eu quero sua irmãzinha do seu lado
Maybe little later we can all collide / Talvez um pouco depois nós podemos todos colidir
Do our livin' like a rollin' stone / Ganhar nossa vida como um dos Rolling Stones

Letra do 2º Cd
True Love Way / Jeito de Amor Verdadeiro
And we'd be so free / Pois estaríamos tão livres
Happy alone / Felizes e sós
Sharing a smile / Compartilhando um sorriso
So far from home / Tão longe de casa
And we would laugh / E nós sorriríamos
Laugh till we cry / sorriríamos até chorar
Making up songs / Fazendo uma canção
Making me lie / Me fazendo mentir
Happy alone / Felizes e Sós

Como dito anteriormente, com o passar do tempo, a banda fez modificações em seus estilos de letras e ritmos, mas jamais fugiu ao principio que a banda possui desde a sua formação.

2 comentários:

Unknown disse...

Bem legal essa descrição, vlw.

Unknown disse...

Me ajudou no trabalho de Artes showw !
Gosto bastante de Indie ...